Há uns 3 anos atrás, o Facebook convenceu todas as pessoas de que para sua marca/produto ou site pudesse fazer sucesso, ela deveria ter um grande número de fãs em sua fanpage. E durante esse tempo, todo mundo trabalhou muito para crescer dentro da rede social do titio Mark Zuckerberg.
Durante algum tempo, a recompensa por todo esse trabalho era gratificante, com pessoas interagindo e o número de pessoas impactadas aumentando. Porém, o que aconteceu depois? Todos nós mordemos a isca.
Com o número de fãs relativamente alto, tudo que o Facebook precisou fazer foi cortar o alcance de todas as páginas, para que, se elas quisessem atingir seu público conquistado, pagassem por isso.
O Facebook é uma empresa, precisa fazer dinheiro, e planejou muito bem tudo isso (e eles tem todo o direito para fazer isso). E como são eles que ditam todas as regras, todo mundo tem o direito apenas de aceitá-las.
E por que eu estou dizendo isso? Por que estou fazendo um post sobre isso? Por que eu quero que vocês saibam disso?
Porque o Complexo Geek, obviamente também foi afetado com isso.
Hoje temos 116 mil fãs no Facebook, conquistados durante dois anos de trabalho no blog, sem uso de script ou pilantragem. São 116 mil pessoas que gostam do conteúdo do blog e da fanpage (tem conteúdo exclusivo por lá), e que teoricamente desejam receber atualizações da página em seu feed.
Mas não para o Facebook, que está limitando o alcance de cada post para apenas 1% dos fãs. Isso não é especulação do site linkado ali, os gráficos administrativos da página do CG mostram exatamente isso. Cada post é visualizado hoje por mais ou menos 2000 pessoas, número 6 vezes menor do que comparado há 2 meses atrás.
Ou seja, 114 mil pessoas que gostariam de receber o conteúdo em seus feeds são excluídas, a não ser que o post seja impulsionado com a ajuda de alguns dólares $$.
Todo o trabalho para agendar os posts, deixar tudo de forma apresentável e também publicar conteúdo exclusivo por lá acaba não compensado (porque isso leva tempo, muito tempo), então acaba minando totalmente o ânimo de fazer algo bacana pra vocês, já que muita gente nem chega mais a ver isso.
Você que está lendo esse post agora talvez não deva nem se lembrar da última vez que viu uma postagem do CG no seu feed.
E por causa de toda essa situação que tive que fazer esse post. Tudo isso para pedir uma ajudinha pra vocês que curtem de verdade o trabalho do blog, e querem nos ajudar a driblar essa situação, até que o Tio Mark mude a estratégia da sua empresa.
Mas acredite, a solução mais viável pode tornar sua vida no Facebook muito melhor.
* * *
Então, o que podemos fazer sobre isso?
O Facebook escolhe tudo o que você deve ver na sua timeline, mas há um jeito para que você receba todas as atualizações de um grupo de pessoas ou páginas que deseja acompanhar: Listas
Sim, isso mesmo, listas!
Quando você adiciona uma pessoa ou fanpage em uma lista, todas as atualizações dela irão aparecer na timeline dessa lista. Ou seja, você recebe todo o conteúdo dela.
Eu mesmo hoje só uso o Facebook por meio das listas. Criei uma para todas as fanpages que acompanho e gosto do conteúdo, e outra para todas as pessoas que quero ler. Isso pode evitar que você veja aquelas postagens de amigos sem noção, selfies a todo momento e claro, postagens de parentes. É uma maravilha.
Então vamos lá, caso você não saiba como criar uma lista, aqui vai um pequeno tutorial:
Você pode clicar neste link para ir direto para a página correta no Facebook (sério, clica que é mais fácil)
Ou fazer como está abaixo nas imagens.
1 – Ache na página do seu feed o link que irá levar à pagina de bookmarks
* * *
2 – Clique em criar lista
* * *
3 – Dê um nome para sua lista
* * *
4 – Adicione as fanpages ou pessoas que você deseja ter na lista
* * *
No final de tudo, sua lista ficará parecida com isso:
* * *
Pronto, está feito. Agora todas as atualizações das fanpages que você escolheu para a lista (e espero que o CG esteja no meio dela), irão aparecer para você, sem o Tio Mark atrapalhar.
Lembre-se de guardar a URL sua lista nos favoritos, ou você pode entrar pelo Facebook mesmo, é só vir aqui:
E agora você está livre para ver o conteúdo que quiser, e não o conteúdo que o Facebook quer que você veja.
(E não, a aba “feed das páginas” não mostra todo o conteúdo das fanpages que você curtiu, isso também é filtrado pelo Facebook)
* * *
Mas não terminei esse post ainda.
Se você é fã e quer ajudar ainda mais o Complexo Geek, você pode fazer outra coisinha bem simples que ajudaria muito o blog. Curtir e/ou Compartilhar os posts do CG que vê no Facebook.
Somente isso. Mesmo que você já tenha visto o post aqui no blog, e já tenho curtido diretamente no site. Vou explicar o porquê.
Quando você curte alguma coisa no Facebook, está dizendo para eles que gostou do conteúdo, e ele entende que talvez mais pessoas gostariam de ver esse conteúdo. Assim, mais pessoas que já curtem a página irão receber as postagens que o Facebook não quer mostrar a elas.
Isso pode ajudar e muito a fazer com que as coisas voltem ao normal. Sério mesmo.
Enfim, deixo na mão de vocês agora. Eu tive que fazer esse post porque essa situação já tinha passado do nível do complicado, não só para mim, como para muitos outros blogs que vocês talvez acompanhem também.
Se puderem ajudar, estão contribuindo para que o CG cresça ainda mais.
Esse post ficará no topo do blog por um tempo indeterminado, para que o maior número de pessoas possam ler.
* * *
PS: Considerem-se vingados por todas as lágrimas que arranquei de vocês, as lágrimas são minhas agora.
PS2: Estou pensando em abrir um grupo do blog no Facebook também, queria saber o que acham da ideia.
PS3: Sério, curtam os posts quando verem eles em suas timelines.
PS4: Vai ter Copa Sim.
Pedro Monteiro
April 19, 2014 at 12:21 pm (UTC -3) Link to this comment
Facebook é o único site onde quem produz conteúdo são as próprias pessoas que pagam para fazer propaganda do conteúdo naquele mesmo site (fazendo com que mais pessoas estejam naquele site para poder ver o conteúdo deles), já no youtube, quem naturalmente paga para uma propaganda, são pessoas que não produzem conteúdo no youtube (naturalmente, sei que possui alguns canais como atualmente uma tal de “vrum” chegou no youtube e pagou para que façam sua propaganda), existe um vídeo de um estrangeiro que explicava melhor como era esse problema, onde o produtor de conteúdo precisava pagar para que interessados recebessem seu conteúdo.